terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Andei lendo - Contos dos irmãos Grimm

Sempre gostei de contos de fadas, mas só conhecia as versões infantis e mais ingênuas das estórias. Como as adaptações da Disney.

Porém desde que comecei a assistir a série Once Upon a Time minha curiosidade em conhecer os verdadeiros contos dos irmãos Grimm aumentou.

Procurei alguns livros sobre o tema e encontrei poucas publicações adultas sobre o tema, esse livro foi o que mais me chamou a atenção. Li algumas resenhas e como eu namorado queria me dar um livro, escolhi esse.

Contos dos Irmãos Grimm da editora Rocco é editado e selecionado pela Dra. Clarissa Pinkola Estés, ela é escritora e psicanilista analítica americana. É dela também o prefácio que reflete sobre o papel dos contos na sociedade e como eles resistiram a séculos, guerras e continuam presentes na nossa vida.

O livro conta com ilustrações do artista vitoriano Arthur Rackham, principal responsável pela concepção visual dos contos de fadas, tal como a conhecemos atualmente.

São mais de 50 contos, alguns bem conhecidos como Chapeuzinho vermelho, A Gata borralheira 
(cinderela), Branca de neve e Rapunzel. Porém as estórias são bem diferentes das que conhecemos, algumas mais brutais e sem escrupúlos.

Eu não conhecia muitos dos contos apresentados, alguns fiquem sem entender e outros achei bem interessante e com lição de moral bacana.

Alguns pontos são comuns e talvez reflitam o pensamento da época, já que os contos foram escritos em meados de 1811.  A mulher quase sempre é vista como interesseira  e insensível e que faz o homem cometer erros, os pais que decidem com quem a filha vai se casar ou fazem promessas usando elas como prêmios, não existe amor ás pessoas ou às coisas, tudo só é valorizado se o dono for beneficado com algo.

Enfim são fábulas, lendas transformadas em contos, vale muito a pena a ler. Como sempre tem um fundo de moral, eu procurava ler e refletir. Nem sempre consegui fazer isso já que queria ler tudo logo rs Então eu acho que o ideal é ler um conto por dia, assim acho que absorvemos melhor as ideais e conseguimos entender a mensagem que eles quiseram passar.

Com certeza no futuro voltarei a ler esse livro, mas dessa forma mais tranquila e pausada.

Dei 3 estrelas no Skoob.